Pesquisa

O Atlas biografia do rio Piracicaba convida você a mergulhar na vida do rio Piracicaba a partir de quatorze verbetes e quatro constelações de imagens produzidos na minha pesquisa de doutorado, intitulada Vida, escrita e transbordamentos: biografias e etnografia do rio Piracicaba/SP. Considerando a abertura para experimentações etnográficas, a composição do atlas (suas fotografias e textos que compõem os verbetes, o arranjo e organização das constelações, a construção do site) é o principal resultado que apresento desse processo de pesquisa.

O Atlas nos mostra como diferentes vidas se encontram, dialogam, negociam, interagem e produzem biográfica e etnograficamente o rio Piracicaba. É no fluxo do movimento e da instabilidade dos desbordamentos que vemos como o rio participa da composição de um mundo a partir dos encontros entre outros mundos transbordados.

Ao olhar para a (re)existência dos rios – entidades a priori consideradas “naturais” –, ao invés de responder “o que seria” o rio Piracicaba como um ser, entidade ou como representações culturais, o Atlas oferece a possibilidade de conhecer como mundos podem ser criados e alterados no e com o rio.

Ao navegarmos entre verbetes e constelações, somos convidados a nos debruçarmos sobre imagens e textos, encontrando na vida do rio Piracicaba nossas próprias experiências, memórias e desejos com os rios. As imagens aqui não são representações de acontecimentos e histórias; elas fazem parte do esforço de produzir um conhecimento por imagens. Nelas estão os vestígios, memórias e imaginações do passado, bem como são capazes de produzir imaginações de futuros. A intenção com o Atlas é proporcionar novas relações que nos permitam imaginar futuros.

Ao entrar no site, é possível clicar sobre cada imagem e entrar nos verbetes que contam sobre o rio Piracicaba. Também é possível acessar uma das quatro constelações indicadas na barra localizada na parte superior da página. Nesta página, vê-se cada constelação a partir de imagens ampliadas que as compõem. Acessa-se também um resumo específico sobre cada uma delas. A partir de cada constelação, é possível chegar também aos verbetes clicando sobre as imagens e navegando pelo seu conteúdo. O final da página de cada verbete acessamos as constelações em que estes estão inseridos e, também a um botão de voltar ao início.

Para uma melhor navegação no site recomenda-se a utilização dos seguintes navegadores: Google Chorme, Mozilla FireFox ou Internet Explorer

Esta pesquisa recebeu financiamento por meio de bolsa de pesquisa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Toda a estrutura e condições necessárias para realização da pesquisa foram oferecidas pela Universidade Estadual de Campinas por meio do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. É importante destacar que a pesquisa é, portanto o resultado de políticas públicas destinadas à produção do conhecimento e que tem o compromisso com sua ampla divulgação e com a manutenção de um sistema de ensino, pesquisa e extensão, público, gratuito e de qualidade. 

Está pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Daniela Tonelli Manica


Link para download: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=557487

Fernando Monteiro Camargo é Antropólogo, doutorando em Ciências Sociais na Unicamp, onde realiza a pesquisa “Vida, escrita e transbordamentos: biografias e etnografia do rio Piracicaba”; mestre em Ciências Sociais pelo Unifesp onde realizou a pesquisa “Nas margens do rio Piracicaba: o pescador e outras temporalidades da Rua do Porto”; especialista em Gestão Cultural pelo SENAC, onde realizou a pesquisa “Análise de Impacto de Projeto de Requalificação Urbana Associado à Cultura: um estudo antropológico Projeto Beira Rio”; e graduado em Ciências Sociais pela PUC de Campinas onde realizou pesquisa sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba. Participa do “Visurb – Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas” coordenado pela Profa. Andréa Barbosa na UNIFESP e do “Labirinto – Laboratório de Estudos Sócioantropológicos Sobre Tecnologias da Vida”, coordenado pela Profa. Daniela Tonelli Manica na UNICAMP. Tem interesse atualmente em estudos e experimentações com rios e outros corpos de águas, imagens e outras (etno/bio/foto) grafias e com a construção de um pensamento poético atrelado as pesquisas em antropologia.

Contatocamargo.fmc@gmail.com

Créditos:

Imagens: Fernando Monteiro Camargo e Laura Lino

Site: Tretraco Criativo